Receitas para Sonhar na Quarentena . para o SESC Saúde

Em 05/2021 fomos convidadas a fazer uma série de vídeos que falasse sobre a importância do Sonho e do Sonhar na pandemia.

Ficamos muito felizes com esse trabalho, processo e resultado.

Abaixo, a devolutiva cuidadosa da programadora Suellyn (SESC Piracicaba) sobre o nosso trabalho:

Escrevo para agradecê-las pela produção desses quatro vídeos quem, sem versos rimados ou métricas, são pura poesia.
Cada episódio, visto individualmente, se completa por si só. Porém, vistos em conjunto, temos uma quinta narrativa que se desenvolve e cresce, transitando desde o mais onírico ao mais palpável (ou, pelo menos, passível de ser realizado), e também desde o mais individual para o mais amplo do coletivo. E esse trânsito está muito bem amarrado.
No primeiro, cujo foco está no onírico e no individual,  sua fala já dá a deixa para o final, para o sonho desejado e para a coletividade, que está presente em todos os episódios: o sonho que alimenta nossa saúde individual e do planeta, o conhecimento dos povos ameríndios, o mapa dos sonhos e as tantas metáforas da rede. 
Aliás, a rede me parece uma narrativa dentro da narrativa: começa com seu sentido denotativo (e, enquanto tal, pode provocar o sonho do sono) e segue para o conotativo do barco, do casulo, até chegar à ideia mais ampla do que é viver em rede, encerrando lindamente este episódio e toda narrativa dos quatro com a metáfora da pipa no escuro. Não ver a pipa no escuro, mas senti-la (que é mais do que "acreditar" e do que "saber" que ela está lá), é de uma delicadeza enorme; a metáfora mais linda que vi sobre a morte física.
A metáfora da terra fértil e do casulo, além de  dialogarem entre si, também retomam (ou reforçam) a ideia de indivíduo que faz parte de um coletivo, ambos regidos por um ciclo. E assim te, vocês falam de sustentabilidade, sem citar esse termo ou qualquer referência direta a ele.
Vocês usaram muito bem os elementos que têm à mão (o quintal, os objetos de casa, o céu), as habilidades de cada uma (as ilustrações lindas, as performances) e a edição toda; em um contexto fora da quarentena, toda a qualidade e a beleza da produção se mantém a mesma.

Enfim, muito obrigada a todas por aceitarem fazer essa proposta (com pouco tempo para produção) e por fazê-la com tanta leveza e poesia.






FICHA TÉCNICA

para o @sescsaude
performers: @carol_bahiense e @cristiana_ceschi
ilustração: @beatrizfalleiroscarvalho
edição: @cascas.__ e Gabriela Billwiller
trilha sonora original: @carol_bahiense

Nenhum comentário: