Circuito SESC de Artes 2022. Mensagens de Mulheres Sábias



“eu não sabia que uma mensagem poderia chegar com vento... isso é muito interessante....”
participante da intervenção Mensagens de Mulheres Sábias


Primeiro “Ativar a Praça”!
Do quarto do hotel, chega uma mensagem pelo grupo de zap do @alexandrervasques: pessoal, vamos fazer a ativação da praça às 16h.


O circuito SESC ativa praças muitas vezes não sentidas como um espaço de encontro e compartilhamento, atravessamos o espaço público em estado de alerta, eliminando cada vez mais a possibilidade de convívio. 

E, de repente, pouco a pouco, toda a equipe do Circuito SESC (técnicos, produtores, programadores e artistas) vai “ativando” uma outra possibilidade de espaço público. Não mais o do si, o das vidas privadas isoladas, mas sim o lugar da experiência comum, do manancial perene e abundante de histórias e experiências coletivas que corre por debaixo da nossa memória isolada....

Falando mais especificamente da poética do Coletivo As Rutes, nossa primeira inquietação é a de trabalhar com possibilidades que integrem artisticamente o relato universal e as histórias do tempo presente, cotidianas.  Desejamos desta maneira acessar o que nos é ancestral pela expressão do novo. Diz Luiz Antônio Simas sobre Encantamento:


(...) encantar é expressão que vem do latim incantare, o canto que enfeitiça, inebria, cria outros sentidos para o mundo.” O encantamento é um “(...) ato de desobediência, transgressão, invenção e reconexão: afirmação da vida, em suma. A gerência de uma vida praticada em conexões plurais por uma perspectiva contrária à diversidade produz o desencanto: perda de vitalidade, que reifica as raízes mais profundas do colonialismo.” 

Nosso foco (nesta intervenção) são as mulheres. 
As mulheres, o Encantamento, a Magia. Uma “magia” cuja maior virtude está na satisfação de dois desejos humanos: o de sobreviver aos abismos do tempo e do espaço e o de manter uma comunhão com os outros seres viventes (ref: Tolkien). Ouvir mensagens que chegam o vento, imaginar um outro mundo, tão melhor que esse, ser nutrida pelas palavras (cartas) de outras mulheres, pedir ajuda, ajudar e verdadeiramente sentir que a sabedoria é, primeiro de tudo, uma estratégia de sobrevivência. 
Tudo isso por meio da Arte.

Sentimos as mulheres cansadas  Sabemos o porquê: o patriarcado destrói a saúde mental das mulheres. É impossível lidar com os mecanismos de controle dos nossos corpos, com toda a violência, sem adoecer. Estamos atentas. E temos a esperança de ter “ativado” por alguns poucos minutos essa rede de mulheres que com ousadia, raiva, cansaço, medo, alegria e prazer puderam ouvir, pelo próprio coração, essa outra história que pede para ser contada. 
Precisamos narrar a nossa história: para nós mesmas, em uma praça no interior de São Paulo, para uma amiga, em um livro, na política, na ciência, na arte, em todo canto. Nos posicionando exatamente como somos e com uma imaginação (criadora, libertadora, teimosa) sobre tudo o que ainda podemos ser.

Se você encontrou com a gente ou recebeu uma carta nossa escreve para gente contando como foi esse encontro 
no asrutes@gmail.com

Essa foto é do Guilherme Silva @guijsilva 

Quem esteve nas ruas?
@carol_bahiense @cristiana_ceschi @daniellebarros._ @talita.collado @vivi_x_marques 

Quem escreveu as cartas?
@omundo2anaroxo e @shu.maria

Quem fez a ilustração e o design de todo material?
@sierraleona

#CircuitoSescDeArtes2022 e #Circuito2022 @sescsp e @sescaovivo

Nenhum comentário: