“eu não sabia que uma mensagem poderia chegar com vento... isso é muito interessante....”
participante da intervenção Mensagens de Mulheres Sábias
Primeiro “Ativar a Praça”!
Do quarto do hotel, chega uma mensagem pelo grupo de zap do @alexandrervasques: pessoal, vamos fazer a ativação da praça às 16h.
O circuito SESC ativa praças muitas vezes não sentidas como um espaço de encontro e compartilhamento, atravessamos o espaço público em estado de alerta, eliminando cada vez mais a possibilidade de convívio.
E, de repente, pouco a pouco, toda a equipe do Circuito SESC (técnicos, produtores, programadores e artistas) vai “ativando” uma outra possibilidade de espaço público. Não mais o do si, o das vidas privadas isoladas, mas sim o lugar da experiência comum, do manancial perene e abundante de histórias e experiências coletivas que corre por debaixo da nossa memória isolada....
Falando mais especificamente da poética do Coletivo As Rutes, nossa primeira inquietação é a de trabalhar com possibilidades que integrem artisticamente o relato universal e as histórias do tempo presente, cotidianas. Desejamos desta maneira acessar o que nos é ancestral pela expressão do novo. Diz Luiz Antônio Simas sobre Encantamento:
“(...) encantar é expressão que vem do latim incantare, o canto que enfeitiça, inebria, cria outros sentidos para o mundo.” O encantamento é um “(...) ato de desobediência, transgressão, invenção e reconexão: afirmação da vida, em suma. A gerência de uma vida praticada em conexões plurais por uma perspectiva contrária à diversidade produz o desencanto: perda de vitalidade, que reifica as raízes mais profundas do colonialismo.”
Sentimos as mulheres cansadas Sabemos o porquê: o patriarcado destrói a saúde mental das mulheres. É impossível lidar com os mecanismos de controle dos nossos corpos, com toda a violência, sem adoecer. Estamos atentas. E temos a esperança de ter “ativado” por alguns poucos minutos essa rede de mulheres que com ousadia, raiva, cansaço, medo, alegria e prazer puderam ouvir, pelo próprio coração, essa outra história que pede para ser contada.
Se você encontrou com a gente ou recebeu uma carta nossa escreve para gente contando como foi esse encontro no asrutes@gmail.com
@carol_bahiense @cristiana_ceschi @daniellebarros._ @talita.collado @vivi_x_marques
Quem escreveu as cartas?
@omundo2anaroxo e @shu.maria
Quem fez a ilustração e o design de todo material?
@sierraleona
#CircuitoSescDeArtes2022 e #Circuito2022 @sescsp e @sescaovivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário